quinta-feira, 7 de março de 2013

vinte dicas preciosas

Kate Dillon, plus size model

Encontrei um texto que compila muito bem e explica as dicas que temos ouvido desde sempre acerca de bem comer, não só em dieta mas para toda a vida. Tento segui-las todos os dias e deixo-as aqui para relembrar:


1 - Não saia de casa sem tomar o café da manhã 
Apesar de o organismo estar em repouso durante a noite, ele continua utilizando energia mesmo quando você dorme. Portanto, você acorda de manhã com as reservas de glicogênio (precursor da glicose) baixas. Se você dispensar o café, isso prejudica o organismo e, com certeza, você vai sentir muita fome no almoço. O resultado é que você vai acabar comendo muito mais do que deveria e a dieta já era. Em nutrição, há uma escala de alimentos que deve ser seguida. Assim, é muito bom comer no café da manhã: um pãozinho, um derivado do leite, café com leite ou achocolatado e uma fruta. Se preferir, substitua tudo isso por uma vitamina de leite com fruta, sem açúcar. Não é o ideal, mas é melhor do que ficar em jejum. 

2 - Nunca fique o dia inteiro sem comer 
Aquela velha frase "hoje estou de dieta, não como nada" é furada, pois à noite você vai estar um "arco-íris" de fome. Vai comer feito louca. E, pior ainda, vai ter necessidade de carboidratos simples, que são os doces, açúcares e chocolates. O ideal é fazer várias refeições ao dia, de preferência em horários certos. Dessa forma, você consegue diminuir a quantidade do que vai comer e sua dieta será um sucesso. 

3 - Nunca coma menos do que mil calorias ao dia 
O organismo foi feito para gastar calorias e não para economizar. Quando você restringe a quantidade de calorias, o organismo passa a gastar menos. Aí você fica desesperada, porque come só 800 calorias e a dieta não está funcionando. Sabe qual é a razão? Simplesmente o organismo da pessoa que come menos de mil calorias por dia aprendeu a economizar e não gasta, uma vez que precisa manter todos os órgãos vitais funcionando e para isso necessita de energia, que são as calorias. 
E a outra energia que ele podia estar gastando com contração muscular, isolamento térmico e uma série de coisas, ele vai poupando, porque vai gastar menos. E aí, quando você pára a dieta, volta a engordar muito mais do que se tivesse regularizado a alimentação e o número de calorias. Há casos em que dá para fazer uma dieta de mil calorias, mas no Verão. No Inverno, não. Cada pessoa tem seu horário, seu ritmo e cada organismo responde de um jeito. Não faça dieta por conta própria e nem interfira no que o médico ou nutricionista indicou, isso vai arruinar o tratamento. 

4 - Nunca coma um só tipo de alimento 
Comer um só tipo de alimento é muito grave. Nenhum alimento sozinho fornece todos os nutrientes que o organismo necessita. Este fica defasado em algumas vitaminas e sais minerais básicos. Essa história de dieta de um só alimento é superfurada. Além do que, é monótona e a pessoa abandona logo. Você agüenta no máximo dois dias. As sopas, shakes, e outros semelhantes podem substituir uma refeição, quando você está sem tempo para almoçar, desde que isso não se torne um hábito. Portanto, faça sua dieta, sem modismos. 

5 - Não substitua refeições por sucos ou frutas 
Além de não sustentar, o suco é também calórico e abre o apetite. E mais: não alimenta, já que não é suficiente para suprir as necessidades do organismo. Num suco de laranja, por exemplo, vão cerca de quatro a cinco laranjas. Cada laranja tem, em média, 70 calorias, o que perfaz 300 calorias, aproximadamente. Se você pensa que esta dieta emagrece, esqueça. 

6 - Não corte totalmente pães, arroz, macarrão, batata e derivados de farinha Deixar de comer esses alimentos porque se está de dieta é um erro enorme. 
As pessoas pensam que o pãozinho engorda, mas se você deixar de comer o pãozinho, acaba substituindo por outra coisa. Por exemplo: o queijo tem mais gordura e não dá o mesmo nutriente. O pão dá o carboidrato que é necessário para manter a glicose do sangue e o queijo, a proteína que tem a função estrutural. Sem esses alimentos, a dieta não funciona. 

A restrição total é prejudicial para a saúde, porque a nossa glicemia precisa estar estável, senão dá aquela vontade incontrolável de comer doces. E, aí, seu regime já era. 

Também, quando você deixa de comer esses nutrientes, o organismo não queima as gordurinhas. Se você evitar massas e trocar pelo bifinho com salada, achando que isso emagrece, nem pense nisso. Saiba que a carne tem muito mais gordura do que o pãozinho ou arroz. O arroz e o feijão são alimentos maravilhosos. Infelizmente os brasileiros estão deixando de lado. 

7 - Ataque à origem do problema. Só dieta não resolve 
Vou fazer dieta, vou emagrecer e minha vida vai ser um mar de rosas. Negativo. A dieta não vai preencher nenhum vazio, assim como também a compulsão por comida. O ser humano não é totalmente resolvido e acaba se alimentando de forma errada quando está mal emocionalmente. É importante saber diferenciar o que é fome, e o que é compulsão, ansiedade, carência. 

Se você está comendo porque está com fome ou se está atacando a comida por alguma insatisfação. Porque você criou mais um problema. Atrapalhou a dieta e vai ganhar de volta aqueles preciosos quilinhos que já tinha perdido. Uma boa opção é consultar um terapeuta, ele pode ajudar você a melhorar sua auto-estima. 

A maioria das pessoas compulsivas, e também algumas que não são, consegue manter a dieta até as 17 horas. Esse é o tempo limite para elas ficarem bem comportadas. Depois costumam atacar a geladeira à noite inteira e comem compulsivamente guloseimas em frente da tevê. 

Aí, com a maior cara- de- pau, dizem que não entendem por que não estão emagrecendo e juram que não saíram do regime. A verdade é que o nosso organismo durante o dia tem horários em que gasta mais calorias. O pico de gasto fica entre 12 e 14 horas. A partir das 16 horas, ele vai diminuindo o gasto calórico, a fim de se preparar para dormir. Portanto, não adianta nada ter feito regime o dia inteiro, e a partir desse horário traçar uma barra de chocolate. A dieta vai para o "beleléu". 

8 - Nada de comer em horários irregulares 
Isso é péssimo para o organismo. É importante ter disciplina com os horários das refeições. O ideal é fazer cinco refeições ao dia, com intervalos de quatro horas entre elas. Não fique beliscando o dia inteiro e nem deixe de comer. O nosso organismo precisa desse reabastecimento para continuar funcionando bem e gastar calorias. 

9 - Não corte os doces, aleatoriamente 
Se você é uma pessoa viciada em doce, não precisa ficar com remorsos só porque comeu um docinho. Não tem problema e não é isso que vai prejudicar a dieta. Pode ser qualquer doce, mas é aconselhável evitar doces com creme. Um grande erro é nunca comer doce. Para uma pessoa que está acostumada a comer muito doce, não se consegue tirar esse hábito de repente, é preciso reeducá-la a racionalizar. O chocolate, por exemplo, é um alimento que estimula uma substância chamada serotonina, que é responsável pela sensação de saciedade e prazer do organismo. Quando você come chocolate, faz com que o organismo se sinta saciado e bem. Corrigindo a alimentação e permitindo-se um doce de quando em quando, pode-se conseguir um bom resultado, sem prejudicar a dieta. 

10 - Não caia no efeito sanfona 
É um erro muito grave, já que o engorda/emagrece desequilibra o organismo, sendo prejudicial para a saúde. Quando a pessoa está muito gorda, o coração e todos os órgãos têm que trabalhar dentro de um determinado ritmo. Ao emagrecer, o organismo precisa alterar esse ritmo de acordo com o novo peso. Se o efeito sanfona continuar, certamente, a saúde será comprometida. 

Exemplificando, isso é muito grave porque mexe com o músculo cardíaco e desgasta também a elasticidade dos vasos sanguíneos, além de afetar outros órgãos. Para deixar a "sanfona" de lado, o melhor é a reeducação alimentar. Portanto, nada de dietas caseiras e rápidas. Não funcionam, mesmo que você faça tudo certinho. Mas até Deus duvida... Você pode até perder quilos, porém vai readquiri-los logo. E, em pouco tempo, estará mais gorda do que antes da dieta. 

11 - Nunca tome líquido às refeições 
Você toma muita água, para não sentir fome? Isso está errado; porque água não vai saciar seu apetite. Além do que, vai alterar todas as enzimas que você produz para digerir os nutrientes. Uma das piores coisas é suco com açúcar e bebidas gaseificadas, inclusive água. 

A bebida que tem gás provoca dilatação gástrica e aumenta um pouco o volume do estômago e do intestino. Se você beber mais de um copo, já começa a interferir um pouco na concentração das enzimas digestivas. Os refrigerantes light têm no mínimo 25% de gordura, além do adoçante, e só servem para diabéticos e pessoas que estão fazendo dieta ou não querem consumir muitas calorias. Agora, um chocolate diet tem mais gordura do que um chocolate normal, só não tem açúcar. Portanto, cuidado! 

12 - Não masque chiclete o dia inteiro 
Esse negócio de mascar chiclete para tapear a fome é pura conversa. Você pode desenvolver uma gastrite porque a mastigação estimula a secreção de enzimas digestivas. E, como o organismo não tem alimento para digerir, agride a parede do estômago. Essa prática não vai ajudar nada na dieta e, ainda, vai comprometer sua saúde. 

13 - Evite usar muito óleo, manteiga ou outro tipo de gordura na alimentação. 
Quando você vai fazer um bife, use frigideira de Teflon levemente untada, ele vai ficar saboroso do mesmo jeito. O importante é um bom tempero light, que pode ser sal, alho e cebola, uma colher de chá de mostarda, se você gostar, e ervas diversas: salsinha, manjericão e orégano. Muita fritura e gordura são extremamente prejudiciais ao organismo. Mesmo que o alimento pareça estar sequinho, ele já absorveu o óleo e está mais calórico do que uma comida cozida ou assada. Você tem que estar muito atento a isso, se não quiser arruinar sua dieta. 

Por exemplo: dá para você fazer batata palito (aquelas semiprontas em pacotes), sem fritar. É só colocar no forno pré-aquecido por alguns minutos, não leva óleo. A batata fica crocante e deliciosa. Antes de assar ou cozer o frango, tire a pele. Saiba que o azeite tem quantidade calórica semelhante a outras gorduras como o óleo e a manteiga, por exemplo. Se você tem mania de encharcar a salada de azeite, e ainda pegar um pãozinho e arrematar, cuidado... Senão, adeus dieta. 

14 - Não coma rápido demais 
Isso é prejudicial. O organismo só vai saber que está sendo alimentado após 20 minutos de mastigação. A mastigação estimula o hipotálamo (localizado na base do cérebro) e este avisa o organismo que está sendo alimentado. Além disso, quando a comida chega ao estômago, este avisa o organismo de que ele está sendo alimentado. Se as pessoas comem muito rápido, por exemplo em cinco minutos, ainda vão faltar 15 minutos para que seu organismo fique sabendo que está sendo nutrido. Preste atenção: mesmo que você esteja fazendo a dieta certinha, se comer muito depressa, ela não vai dar o resultado esperado. Se você come muito rápido, duas horas depois está com fome de novo. Mas quem come devagar só vai sentir fome depois de 3 a 4 horas. É saudável reservar um tempo para as refeições. Dê a você esse tempo e boa dieta. Descanse o talher no prato, mastigue bem e saboreie a comida com prazer, seu corpo agradece e você emagrece... E ainda com mais uma vantagem: você vai sentir menos apetite. 

15 - Coma sempre frutas, verduras e legumes,mesmo se você não gostar 
As frutas, legumes e verduras fornecem todas as vitaminas que o organismo necessita. Sem vitaminas, ele não funciona direito. Por exemplo, as vitaminas do complexo B aceleram o metabolismo; a C é boa para a estrutura dos músculos e o colágeno da pele e proteção contra defesas exteriores. 

A vitamina E fortalece a estrutura da parede celular e a K ajuda na cicatrização. Você precisa também dessas e de outras vitaminas para formação das células sanguíneas e do sistema nervoso central. E isso tudo vem por intermédio de uma alimentação sadia e balanceada. Portanto, mesmo que você deteste frutas, verduras e legumes, faça uma forcinha, senão sua dieta está furada. As fibras alimentares contidas nesses alimentos devem fazer parte de sua dieta, são elas que ajudam o bom funcionamento intestinal. 

Cereais alimentares matinais são excelentes. As pessoas que comem quantidades de fibra suficiente: 25 a 30g ao dia - e alimentos funcionais (licopenos: tomate, brócolis, couve-flor, cebola e alho), além de beneficiarem a dieta, aumentam a imunidade do organismo, evitam diversos tipos de doença e a saúde melhora. Mas não exagere: comendo só isso, sua dieta não vai funcionar. 

16 - Tome 8 a 10 copos de água por dia 
Beber pouca água é um erro muito grande. A água não faz com que a pessoa perca peso, mas dá condições para que o organismo aproveite todos os nutrientes de maneira adequada, além de hidratar a pele, melhorar o funcionamento intestinal e beneficiar a filtração renal. Portanto, se você não costuma beber água, mesmo que coma certinho vai ter seu regime prejudicado. Quando você está fazendo dieta e não está emagrecendo, se começar a tomar a quantidade de água indicada o organismo melhora a metabolização dos alimentos e aí começa a perder peso. 

17 - Não tome bebida alcoólica 
Se você acha que não pode ficar sem a sua cervejinha, então nem comece a dieta. Ela atrapalha qualquer regime. O álcool não tem outra finalidade no organismo senão formar gordura. Depois de uma série de reações desagradáveis, o álcool vai parar no tecido adiposo. Ele tem que ser metabolizado e, certamente, vira gordura. A gordura localizada na região abdominal é muito perigosa, pois ela aumenta o risco de ataque cardíaco. Um cálice de cachaça tem 270 cal. 

Uma lata de cerveja, 150 cal. Uma taça de champanhe, 85 cal. São calorias que não servem, você não vai usar para pensar, para bater o coração, enfim não vai usar para nada, a não ser formar gordura. Também, quando você ingere bebida alcoólica, o organismo precisa tirar o álcool da circulação, para que você não fique embriagado. O que acontece: o fígado dá prioridade para o metabolismo do álcool e deixa os outros nutrientes, e aquele petisquinho "inocente" que você está comendo vai ter que esperar um pouco para ser metabolizado, prejudicando mais o organismo. 

Era uma vez uma dieta... 
O vinho é a única bebida que tem ações benéficas, é um alimento funcional, digamos assim. Está provado que um copo de vinho ao dia ajuda a reduzir o risco de um enfarte. A cerveja é diurética, mas não significa que você está emagrecendo porque a gordura não sai pela urina. Cerveja só desidrata. O que sai pela urina é água e alguns sais. 

18 - Dispense sempre o couvert no restaurante 
O couvert deve ser sempre dispensado porque é muito calórico. Se não resistir, pode se lamentar, você não vai perder aqueles quilinhos e talvez até ganhe alguns... Geralmente, nos restaurantes, a comida leva bastante gordura e isso é mais do que suficiente para arranhar seu regime. Então, esqueça aquelas azeitonas temperadas, a conserva no óleo de berinjela e pimentão, os patês, o pão italiano, as torradinhas de alho deliciosas difíceis de resistir. 
A dica para evitar esse pecado da gula é: antes de sentar, avise o garçom para não trazer o antepasto ou couvert, como você queira chamar. Agora, os amigos têm que fazer sua parte, senão vai ser aquela velha história: vou experimentar só um; ou vou comer e amanhã compenso e não como nada... Você nunca deve fazer isso, se quer mesmo ter o peso ideal. 

19 - Comece as refeições pelas saladas 
Uma coisa muito errada, e que prejudica a dieta, é não começar as refeições por saladas bem variadas, com alimentos crus muito bem lavados e alguns temperos como limão, sal, molho de ervas, vinagre balsâmico e até um pouquinho de mostarda. Se você tem o hábito de ir direto na massa, mude já esse costume. As saladas têm fibras, vitaminas, minerais. Comer a salada antes dos pratos quentes diminui um pouco o apetite e você vai comer menos. E sua dieta agradece. 

20 - Faça dieta mas não deixe de fazer exercícios físicos 
Não atrapalhe sua dieta tendo uma vida sedentária. Faça exercícios físicos, de preferência com a orientação de um bom profissional. Atividades esportivas, como andar, nadar, andar de bicicleta, tênis e outros tipos de jogos, ou correr para quem tem um certo condicionamento físico, são altamente benéficas para o organismo. E não é apenas uma questão de estar de regime, mas de reeducação de comportamento. Seguir uma dieta, com reeducação alimentar mais exercícios, é a maneira correta de você emagrecer valorizando a saúde, além de ficar esbelta. Assim, não tropece na sua dieta. Siga estas dicas e boa sorte. 

Texto:Regina Nascimento 


Boas dietas!

Sem comentários:

Enviar um comentário