sexta-feira, 21 de novembro de 2014

eu, chocohólica anónima, me confesso

Elly Mayday, plus size model - linda e com uma história inspiradora
Estou de volta, malta. Vim ressuscitar o abandonado "A vida sem nutella" porque, olhem lá que surpresa, voltei a engordar. Isto realmente uma pessoa com tendência a engordar tem-na sempre e o alcance de um peso saudável é uma luta para toda a vida. Para todos os dias da nossa vida.

Mas, como nós bem sabemos, a força de vontade vai e vem, tem picos e graaaandes e loooongas ausências e o facto é este: o nosso cérebro não está preparado para emagrecer. Não é o corpo. Esse já sabemos que se safa bem com menos comida e menos guloseimas. O problema está mesmo na nossa cabeça, não é meninas?

Comigo a história tem sido a mesma de sempre e igual à de tantas vocês: emagreci, relaxei, passei a comer de tudo um pouco, depois mais do que a dose de tudo em geral e doces em particular, deixei de ir ao ginásio e voilá a grande surpresa: engordei. Deparada com a roupa a apertar e a imagem no espelho a deixar de agradar, decidi: isto pára aqui.

Constatei que muitos dos blogs da chamada "blogosfera light" que eu seguia ou foram removidos ou foram alterados para serem apenas para leitores convidados (meninas, assim não ajudam nem recebem apoio dos leitores em geral, não acham? a ideia de ter um blog é precisamente assumir responsabilidade pela decisão de fazer dieta e partilhar isso com o mundo que tem o direito de nos vir dar na cabeça e relembrar a nossa decisão quando resvalamos, assim puxando a nossa força de vontade para cima) e suponho que com elas tenha acontecido o mesmo que comigo.

Por isso vamos lá!

Nas últimas semanas tenho andado a comer à razão de 1 a 2 chocolates por dia. Força de vontade ZERO não é? Tenho uma máquina de snacks a 5 metros de mim que é o demónio, mas a partir de agora vou fingir que ela não existe. Esse é o primeiro compromisso. Acabou-se a máquina e os chocolates/bolachas entre as refeições.

O segundo compromisso é eliminar os doces: tirando aniversários (em que não é por comer uma fatia de bolo que se vai engordar) e Natal (mas mesmo assim em quantidades limitadas, em altura devida farei uma tabela), não como mais doces. Nem unzinho. Para mitigar esta minha fraqueza (e é mesmo a minha grande fraqueza, já que eu às refeições propriamente ditas tenho uma alimentação exemplar), hoje fui à Lev abastecer-me de pseudo-doces para comer nos lanches quando tiver mesmo mesmo aquela vontade. Trouxe cacau e capuccino (yum!), creme de chocolate, cookies de coco e uns substitutos de chocolate (chamados Chocolev - branco, de leite e preto) que me parece que vão ser os meus grandes aliados nesta desabituação. Deixei lá uma fortuna, mas se esta causa não vale a pena, qual vale?

Finalmente, há uma razão muito forte para neste momento eu ter MESMO que perder peso, que é o objectivo de engravidar em 2015 :) Como é óbvio, com os meus 1,58 mts de altura, não posso engravidar com este peso, sob pena de não me mexer mas sim rebolar com o peso ganho durante a gravidez, além de ser perigoso por favorecer o aparecimento de uma série de complicações. De acordo com o planeado será na segunda metade do ano - a partir de Setembro - e por isso propus-me o objectivo de, até final de Agosto de 2015 atingir o meu peso saudável de 63 quilos. Essa é a meta final, sendo que, se conseguir ficar nos 68 já me dou por muito feliz.

Estão comigo? Vamos lá!

2 comentários:

  1. Tens toda a razão, é o cérebro que nos engorda, ele é tramado... temos de o dominar e a partir daí é mais fácil. Eu estou contigo! Já ando por aqui há uns anos e realmente os blogs light estão muito em baixo. Estamos juntas! Beijo

    ResponderEliminar